sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Rainha Vermelha (Victoria Aveyard) - Opinião



Sinopse: O mundo de Mare, uma rapariga de dezassete anos, divide-se pelo sangue: os plebeus de sangue vermelho e a elite de sangue prateado, dotados de capacidades sobrenaturais. Mare faz parte da plebe, os Vermelhos, sobrevivendo como ladra numa aldeia pobre, até que o destino a atraiçoa na própria corte Prateada. Perante o rei, os príncipes e nobres, Mare descobre que tem um poder impensável, somente acessível aos Prateados.

Para não avivar os ânimos e desencadear revoltas, o rei força-a a desempenhar o papel de uma princesa Prateada perdida pelo destino, prometendo-a como noiva a um dos seus filhos. À medida que Mare vai mergulhando no mundo inacessível dos Prateados, arrisca tudo e usa a sua nova posição para auxiliar a Guarda Escarlate - uma rebelião dos Vermelhos - mesmo que o seu coração dite um rumo diferente.

A sua morte está sempre ao virar da esquina, mas neste perigoso jogo, a única certeza é a traição num palácio cheio de intrigas. Será que o poder de Mare a salva... ou condena?

Opinião: No mundo de Mare, sua vida é determinada por uma coisa: a cor de seu sangue. Os vermelhos são seres humanos normais, simples, mas os Prateados têm poderes, eis então que Mare revela um poder que até mesmo ela desconhecia, um poder que ninguém tinha visto antes, sendo para mais que Mare tem sangue vermelho, assim sendo a nossa protagonista é forçada a tornar-se numa  outra pessoa, tem que agir como uma prateada para impedir as tentativas do rei de esmagar a rebelião vermelha, assim sendo deve desempenhar uma mentira, ou será morta.
Talvez o World Building fosse o aspecto mais favorito do livro, apesar de bem pensado houve alguns aspectos que espero que sejam colmatados no livro seguinte. Em termos de sociedade não veio acrescentar em nada , dado que são muitas as comparações que se podem fazer com outros livros dentro do género. Existem os vermelhos que são abusados, enviados para guerras muitas vezes ainda crianças, e os poderosos prateados com as suas diferente habilidades.
Como não poderia deixar de ser, existe o famosos triângulo amoroso, mas que afinal se mostrou mais inesperado do que imaginava. 
Em suma este livro deixou-me um sentimento de frustração se por um lado até meio do livro foram muitas as comparações que ia fazendo com outros livros, e a protagonista não me estava a entusiasmar, a autora conseguiu com que a parte final do livro me conseguisse prender, com a voltas que a história conseguiu dar. 
Aguardarei para ver o que a autora irá reservar no próximo livro. 

(Livro lido na versão inglesa)







1 comentário:

  1. No geral até gostei do livro, mas penso assim pode ser que o próximo esteja melhor... pode ser que tenha evoluído...

    ResponderEliminar